Onde a literatura encontra o mundo.

LIVROS

FORA DA ROTA

Todavia, 2024 | finalista do prêmio São Paulo de Literatura 2025

Romance de estreia de Evelyn Blaut, este é um livro sobre luto e sobre o mundo da casa, da família e dos afetos rotos que compõem alguns laços. Escrito em forma de poemas, o romance traz uma voz lírica e corajosa que se aventura a traçar e a desobedecer a um mapa, indicando que talvez este possa ser um significado para estar “fora da rota”: realizar um plano de fuga para habitar, sobreviver, compreender e se contrapor a um mundo opressivo.

O desejo de esquecer: Gonçalo M. Tavares e a epopeia

7Letras, 2020

A proposição deste livro é a leitura da narração da interlocução entre Os Lusíadas, de Camões, escritos sobre a viagem de Vasco da Gama à Índia, no século XVI, seguindo a tradição épica, e a inscrição, sobre as suas dez oitavas, de Uma viagem à Índia, de Gonçalo M. Tavares: a biografia de um homem – Bloom –, que atravessa a Europa de Lisboa até a Índia, e é atravessado por seus crimes, seus amores e suas influências, da Odisseia de Homero à melancolia contemporânea.

A ficção de António Lobo Antunes: da coreografia dos espectros à caligrafia dos afectos

Texto/Leya, 2019

Como viver junto de fantasmas? Foi esta a pergunta que levou Evelyn Blaut Fernandes a ler nos romances de António Lobo Antunes um conjunto de sentidos fundamentais que vão da fantasmagorização da casa à (in)comunicabilidade nas relações familiares. Neste estudo, a autora reflecte, com perspicácia, sobre personagens e emoções que habitam as casas assombrosas e fantasmáticas da ficção antuniana.