Onde a literatura encontra o mundo.

NOSSA HISTÓRIA

Com uma sólida e extensa trajetória acadêmica, a escritora e pesquisadora Evelyn Blaut fundou sozinha este centro cultural em março de 2021, em meio a uma crise globalmente sanitária e a uma turbulência política, com um pequeno menu de cursos, todos oferecidos, naquela altura, apenas por ela. Com o passar dos meses e dos anos, o centro foi crescendo e acolhendo não só novos alunos, mas também novos professores e funcionários.

O nome escolhido, além de estar associado ao instrumento de navegação e astronomia utilizado entre os séculos II a.C. e XVII para medir a altura dos astros, também é o nome do filho de Pedro Abelardo (um dos maiores filósofos e teólogos da Europa medieval) e Heloísa de Argenteuil (teóloga, escritora e abadessa), fruto de um dos romances mais famosos e trágicos da Idade Média. Abelardo e Heloísa tiveram uma relação amorosa intensa e escandalosa para a época, que resultou na gravidez dela e na castração dele. O filho recebeu o nome de Astrolabio, em referência ao instrumento astronômico, mas sobretudo por sua importância simbólica: ele é o legado humano e intelectual de uma das histórias de amor mais apaixonadas de todos os tempos. 

Passados quase cinco anos de sua criação, o Astrolabio proporciona ensino crítico e livre em escrita e literatura, arte e cultura, unindo conhecimento e conforto, para oferecer acolhimento e experiência a cada vez mais pessoas de todas as idades e diferentes lugares do mundo.