R$480,00
Oficina de Escrita
📅 Segundas |19h30 às 21h30 BRT
23/02, 02/03, 09/03 e 16/03
5x sem juros no cartão de crédito
Aulas ao vivo via Zoom
As aulas são gravadas e ficam disponíveis por 30 dias após o término do curso
Certificado de conclusão
Desconto especial para ex-alunas/os do Astrolabio, estudantes e pessoas acima de 65 anos. Mais informações: contato@centroculturalastrolabio.com
Carlos Castelo é jornalista, poeta e um dos criadores do grupo Língua de Trapo, que marcou os anos 80 e 90 com seu humor musical. Atua ainda como cronista nos jornais O Estado de S. Paulo, Rascunho e O Dia. Escreveu os livros de poemas Poesihahaha, Palavrório, Senryu & Me e Museu de Musas. Sua obra mistura crítica social, sátira de costumes e experimentações literárias.
A oficina apresenta um panorama da poesia humorística no Brasil e oferece ferramentas práticas para criar poemas cômicos, críticos e performáticos.
PROGRAMA
Aula 1 – Tradição do riso
Breve histórico da poesia de humor, de Gregório de Matos a autores contemporâneos. Análise de ironia, sátira, paródia e nonsense. Exercício: reescrita irônica de provérbios.
Aula 2 – Ferramentas do humor poético
Estudo de paronomásias, jogos de linguagem, epigramas e poemas curtos. Leitura de Oswald, Quintana, Millôr e José Paulo Paes. Exercício: criação de micropoemas cômicos.
Aula 3 – Humor como crítica social
Discussão do humor como resistência cultural e política. Leitura de Bith, Glauco Mattoso, Zuca Sardan e Gregório Duvivier. Exercício: poema satírico sobre temas atuais.
Aula 4 – Do papel ao palco
Performance do humor poético e sua relação com a música (Noel Rosa, Moreira da Silva, Juca Chaves, Língua de Trapo). Atividade final: criação de um poema-mosaico do riso.
O que você vai aprender







Nosso whatsapp